A vida pública contemporânea está saturada de discursos moralistas, mas nem sempre de reflexão ética. Fala-se muito em mérito, esforço, liberdade, responsabilidade individual, sucesso, fracasso, culpa, justiça, vítimas, privilégios, punição, ressentimento e decadência. Mas muitas dessas palavras circulam como armas, slogans ou justificações, não como instrumentos de compreensão.
Esta área nasce da necessidade de distinguir ética de moralismo. Ética, aqui, não é uma lista de valores edificantes, nem uma linguagem abstrata sobre “fazer o bem”. É uma prática crítica de discernimento sobre as formas pelas quais vemos o mundo, justificamos nossas ações, organizamos instituições, distribuímos responsabilidades e reconhecemos — ou deixamos de reconhecer — a humanidade concreta dos outros.
A ética exige perguntar que imagens de pessoa, sociedade, mérito, liberdade, sofrimento, responsabilidade e justiça estão embutidas nas nossas ideias, nas nossas instituições e nas nossas práticas. Ela não se limita a julgar condutas individuais depois que acontecem; procura compreender as arquiteturas que tornam certas condutas prováveis, aceitáveis, invisíveis ou moralmente justificadas.
O moralismo, ao contrário, é uma corrupção dessa capacidade ética. Ele apropria-se da linguagem do bem, da justiça ou da responsabilidade para produzir acusação, separação, superioridade, punição, autoproteção e legitimação de privilégios. Onde a ética procura discernir, o moralismo simplifica. Onde a ética reconhece a complexidade, o moralismo fabrica culpados. Onde a ética pergunta pelas condições de possibilidade da ação humana, o moralismo transforma desigualdades, vulnerabilidades e contingências em defeitos morais individuais.
Por isso, o problema não é a existência de juízos morais. Nenhuma vida pública pode existir sem eles. O problema começa quando o juízo moral deixa de procurar justiça e passa a funcionar como mecanismo de exclusão, humilhação, ressentimento ou sacralização da separação entre “bons” e “maus”, “merecedores” e “fracassados”, “superiores” e “inferiores”.
Um dos temas centrais desta área é a crítica ao meritocracismo. Não se trata de negar o valor do esforço, da responsabilidade ou da ação individual. Trata-se de recusar a transformação do mérito em teologia social: uma narrativa que converte resultados desiguais em prova de valor moral desigual.
Quando a meritocracia se torna culto, ela deixa de ser um critério limitado de avaliação e passa a funcionar como arquitetura de justificação. Organiza a percepção, orienta afetos, define culpados e absolve estruturas. Quem vence aparece como expressão natural de virtude; quem perde aparece como responsável pela própria queda. Privilégios tornam-se mérito. Contingências tornam-se destino merecido. Vulnerabilidades tornam-se falhas de caráter.
O meritocracismo, nesse sentido, não é apenas uma opinião sobre justiça distributiva. É uma forma de ver e organizar moralmente a vida social. Ele reduz histórias complexas a uma contabilidade moral simplificada. Ignora origem social, herança, sorte, redes, contexto familiar, raça, gênero, saúde, território, educação, violência, oportunidades, capital cultural, condições de trabalho e estruturas econômicas. Ao fazer isso, transforma desigualdades historicamente produzidas em diferenças aparentemente naturais de valor, esforço ou virtude.
Essa lógica aproxima-se de outra ilusão moral contemporânea: a ideia de que “o egoísmo é o rei”, isto é, de que o interesse próprio de natureza egoísta explicaria melhor a vida humana do que a cooperação, a compaixão, o cuidado, a reciprocidade, o senso de justiça ou a interdependência. O problema não é reconhecer o autointeresse, mas absolutizá-lo. Quando isso acontece, a vida pública passa a ser organizada por uma antropologia empobrecida, na qual a brutalidade pode aparecer como realismo, a indiferença como maturidade e a desigualdade como consequência natural da liberdade.
Contra essa redução, as palestras desta área articulam Filosofia, Ciências Comportamentais, Ciências Sociais, tradições culturais e morais, literatura e crítica social. Jesus, Buda, Darwin, Tolstói e outros autores aparecem não como figuras decorativas, mas como entradas para pensar o senso moral, a compaixão, a interdependência, a crítica ao poder, a servidão moderna e os limites de uma sociedade organizada pela competição, pela indiferença e pela justificação dos “vencedores”.
A questão da brutalização contemporânea atravessa toda a área. Brutalização não é apenas violência física ou linguagem agressiva. É também a normalização da indiferença, a transformação do sofrimento alheio em falha individual, a aceitação da desigualdade como destino, a redução da pessoa ao seu desempenho, a perda da vergonha diante da crueldade e a incapacidade de reconhecer a humanidade de quem está em posição vulnerável.
Por isso, a proposta anti-regressista não é uma identidade partidária, nem uma nova ortodoxia moral. É a tentativa de formular um campo ético comum contra formas de regressão moral que tornam a vida pública mais cruel, mais cínica e menos responsável. Esse campo comum não exige concordância total sobre todas as questões, mas exige a recusa de certas formas de desumanização, humilhação, supremacia, indiferença e abandono.
As palestras desta área são indicadas para eventos públicos, universidades, fundações, organizações da sociedade civil, empresas, governos, organizações sem fins lucrativos, escolas, instituições culturais, programas de formação cidadã, debates sobre democracia, justiça social, ética pública, desigualdade, cultura política e responsabilidade coletiva.
O objetivo é oferecer linguagem, estrutura e reflexão crítica para compreender como certas ideias morais organizam a vida pública — e como podem proteger ou ferir a dignidade humana.
A pergunta central desta área é: que tipo de sociedade estamos construindo quando transformamos mérito, sucesso, culpa, egoísmo, punição e superioridade moral em princípios de organização da vida comum?